Tom Sawyer, Huckleberry Finn e o engarrafamento

Às três e meia da tarde, eu e mais um bando de pessoas entramos no 875-C, Terminal Lapa, no seu ponto inicial, num terminal dentro do Shooping Santa Cruz.

Às quinze para as quatro, o bando descia a Pedro de Toledo a passos de tartaruga. Eu mordia as unhas de desespero, rezando para que o bandidão não visse Tom e Huck logo ali, enterrando o tesouro.

Às quatro e cinco, o ônibus cruzou a avenida Sabiá. Alheia à minha localização geográfica, eu suava frio pelos meninos, correndo desvairadamente pelas ruas de St. Petesburg, após quase serem pegos espreitando os negócios desonestos de quem não deviam.

A coisa pegou fogo às quatro e vinte. Huck e Tom finalmente descobriram onde estava guardado o tesouro de mais tantas centenas de dólares. Ao ouvir uma bufada do passageiro ao meu lado, percebi que estávamos parados no mesmíssimo lugar em que nos encontrávamos dez minutos atrás.

De acordo com relatos do meu companheiro de banco, que achou de desabafar comigo sobre a situação, demoramos 40 minutos para percorrer a Faria Lima. Não percebi. Tentei argumentar que estava muito absorta com as buscas intermináveis por Tom e Becky, perdidos há mais de dois dias dentro dos túneis de uma caverna perto do vilarejo. “Ô Motorista, dá pra ir mais rápido que eu quero chegar em casa? Eu trabalhei o dia inteiro e mereço descanço.” “Ai, grita mais alto, alguém vai ouvir vocês, grita, grita!!!” “VAI DESCEEEEEEEER” “Não, Becky, não desiste, eles estão quase chegando!!” “Vai desceeeeer, cacete!” E ainda por cima Huckleberry em casa, delirando e com febre de quarenta graus.

Chegando na Pedroso de Moraes, às 17h10, a coisa melhorou. O trânsito começou a fluir com tranquilidade, Tom e Becky estavam sãos e salvos em suas respectivas casas e Huck começando a melhorar.

Com tudo correndo bem, fechei o livro. Faltavam 15 páginas para o fim, quinze minutos para chegar em casa. Guardei o restinho para o aperta-aperta do metrô amanhã de manhã.

Deixe um comentário

